terça-feira, 12 de abril de 2011

CARTA AO INQUILINO - PRO - ROSENIR - 9º ANO 'B'

CARTA AO INQUILINO!
SENHOR MORADOR,
Gostaríamos de informar que o contrato de aluguel que acordamos há bilhões de anos atrás está vencendo. Precisamos renová-lo, porém temos que acertar alguns pontos fundamentais:
Você precisa para a conta de energia. Está muito alta! Como você gasta tanto!!!
Antes eu fornecia água em abundância, hoje não dispomos mais desta quantidade. Precisamos negociar o uso sustentável.
Por que alguns na casa comem o suficiente e outros estão morrendo de fome, se o quintal é tão grande? Se cuidar da terra vai ter alimento para todos. Ou será má distribuição?
Você cortou árvores que dão sombra, ar e equilíbrio. O sol está castigando. A sensação de calor aumentou. Você precisa plantá-las novamente!
Todos os bichos e as plantas do imenso jardim devem ser cuidados e preservados.  Procurei alguns animais e não os encontrei. Sei que quando aluguei a casa eles existiam.
Precisam verificar que cores estranhas estão no céu. Não vejo o azul!
Por falar em estranho o que  são aqueles objetos que encontrei pelo caminho, nos rios oceanos, lagos? Quanta sujeira! Isopor, pneus, plásticos, eu lhes dei liberdade de usar o que pudessem, porém com consciência e cuidado. È a sua casa.
Não vi também os peixes que moram nos rios e lagos. Vocês pescaram todos? Se não onde estão?
Bom, é hora de conversamos. Preciso saber se você ainda quer morar aqui. Caso afirmativo, o que você pode fazer para cumprir o contrato?
Gostaria de ter você sempre comigo, mas tudo tem limite.
Você pode mudar?
Aguardo resposta e atitudes que provem esta a capacidade de mudança que sei está em você.
Cordialmente,
O PROPRIETÁRIO.

8 comentários:

  1. SÃO JOÃO DO JAGUARIBE, 13 DE ABRIL DE 2011.

    CARO PROPRIETÁRIO,

    ESTOU LHE ENVIANDO ESTA CASA PARA LHE INFORMAR QUE AÍNDA QUERO MORAR EM SUA PROPRIEDADE, VOU CUIDAR BEM DELA ZELA PELA MESMA.
    A CONTA DE ENERGIA VERDADEIRAMENTE ESTÁ MUITO ALTA, VOU FAZER O QUE PODER PARA DIMINUÍ-LA.
    A ÁGUA ESTÁ MUITO SUJA MESMO, E O LIXO ESTÁ EM GRANDE QUANTIDADE, CONSERVAREI A LIMPEZA DA ÁGUA, E IREI COLOCAR PEIXES E CUIDAR MUITO BEM DELES.
    VOU PLANTAR MAIS ÁRVORES DE VÁRIAS ESPÉCIES E CONSERVÁ-LAS.
    ENQUANTO AOS OBJETOS QUE FORAM ENCONTRADOS NOS RIOS, MARES E OCEANOS, VAMOS CHAMAR A COMUNIDADE E FAZER-MOS DE TUDO PARA PREZERVÁ- LA E TODOS OS SEUS HABITANTES.

    GOSTARIA DE CONTINUAR MORANDO NESTA LINDA CASA, OU ENTÃO NÃO TEREMOS LUGAR PARA MORAR.

    ABRAÇOS, O INQUILINO ( EMANUEL).

    ResponderExcluir
  2. São João do Jaguaribe, 13 de Abril de 2011
    Senhor,
    Sei que você deve estar muito triste por minhas atitudes, esta carta que você mi mandou fez-me refletir que si eu não mudar vou acabar ficando sem moradia isso vai ser muito ruim, aqui está bom a moradia é muito grande e tranqüila. O Senhor fez tudo tão bonito para eu morar, mas, como sou muito ambicioso destruí a sua criação sem pensar nas conseqüências de minhas atitudes, eu vou tentar convencer meus familiares e amigos a terem mais responsabilidade a cerca da água, energia e poluição. Eu também tenho que mudar economizar mais água, eu vou deixar de lavar a calçada com água potável, desligar a torneira quando estive escovando os dentes e usar somente o necessário para o consumo e a higiene pessoal, sobre a energia vou fazer o possível para não gastar mais do que o necessário não vou deixar as luzes de vários cômodos acesas, vou desligar os eletrodomésticos que eu não estiver usando, a poluição não depende só de mim, mas eu também sou um causador desse fenômeno por isso vou deixar de jogar papel nas ruas e outras coisas mais, vou deixar de provocar queimadas e de jogar dejetos químicos nos mares e rios.
    Peço desculpas pelas árvores cortadas e os animais em extinção, por isso eu estou lhe escrevendo esta carta para mostra como estou arrependido por minhas decisões, atitudes e expressões, peço que mi perdoe por tudo isso eu sei que errei e estou arrependido agora eu quero praticar “pequenas atitudes para mudar o mundo”.
    Agradeço por sua compreensão.
    Paulo Henrique de Sousa.

    ResponderExcluir
  3. São João do Jaguaribe, 15 de Abril de 2011.

    Meu Senhor,

    Peço-lhe, por favor, que se não estou cuidando de sua casa, me conscientize, por favor, me dê uma segunda chance, pois estarei disposto á fazer o que for preciso para continuar morando em sua propriedade. Irei zelar as águas que uso no dia-a-dia, a energia extremamente alta, economizarei, lixo só estará no lixo, retirarei só da natureza só o que for preciso para a minha sobrevivência e assim todos os alugueis pagos e sem nenhuma conta atrasada.

    Sei que sem a nossa ajuda, a nossa casa ficará precária e horrível de se viver, que ajuda não depende só de mim, mas de todos os inquilinos. Por isso farei a minha parte e conscientizarei os inquilinos de cuidar muito bem da nossa casa, pois a sua criação não foi feita para abusarem, foi simplesmente só para a nossa sobrevivência.

    Obrigado por me acolher todos esses anos em sua casa, por isso lhe peço para ficar aqui até meu ultimo momento de minha vida, e farei de tudo para melhorar a sua moradia.

    Atenciosamente

    Guilherme “ O INQUILINO”.

    ResponderExcluir
  4. São João do Jaguaribe, 19 de Abril de 2011

    Senhor,

    Estou te respondendo para dizer-te que a partir de hoje eu vou mudar. Sei que o senhor deu muitas chances a nós da terra. Então quero te agradecer de uma forma não mais mal tratando a natureza.
    Então a partir de hoje eu vou começar mudando assim: protegendo a natureza, plantando árvores, tirando lixo de dentro dos rios e limpando as ruas.
    Sei que nós fizemos várias coisas de errado como: matando animais, desmatando árvores, poluindo rios, o ar etc.
    Bem então eu vou mudar tudo a partir de hoje.

    Lhe agradeço:
    “inquilino” Henrique

    ResponderExcluir
  5. São joão do Jaguaribe 19 de abril 2011

    Caro Criador,
    Estou Te escrevendo como inquilino do grande hotel “planeta terra'' acho que a nossa divida ta pra lá de atrasada e com o jeito que agente está tratando-o essa divida só aumenta , Criador se lembra como era o quintal desse hotel que é chamado de amazônia que era tão lindo cheios de animais de tudo quanto é especie, mais depois que agente veio habitar aqui sabe o que agente ver?
    Os peixes morrendo por causa do óleo dizeo que é jogado nos lagos, e o lixo que é trago pras ilhas pelos mares os animais sem saber comem e acaba morrendo.
    Outro dia desses seu Criador eu escrevi uma carta para um lenhador tentando fazer um acordo para que ele reduzisse o numero de cortes de arvores e expliquei que ia ser melhor pra todo mundo
    mais ele não deu a minima para o que eu disse, mais não se preocupe que eu vou continuar escrevendo.
    Oh criador eu não sei como esse povo não aprende um dia desses eu vi uma menina na rua tomando uma latinha de refrigerante, quando ela terminou ela estava em frente uma lata de lixo e não teve coragem de jogar lá,eu não sei mesmo o que esse povo tem na cabeça eu só sei que não é juízo.
    É isso seu lenhador espero que consiga colocar um pouco de juízo na cabeça desse povo antes que eles acabe de vez com nosso hotel.
    Atenciosamente seu inquilino( José Hury 9 ° (B)

    ResponderExcluir
  6. São João do Jaguaribe 19 de abril de 2011

    Caro criador,
    Prometo contribuir com tudo o que o senhor esta me pedindo sobre a água prometo gastar menos energia prometo usar sim mais com menos freqüência e com mais consciência. Prometo plantar árvores e ajudar as que já estão plantadas.
    Também prometo cuidar dos animais que aqui vivem aqui comigo e dos peixes que tem nos lagos limpar as ruas e os rios para que os animais que aqui vivem não morrerem
    Também quero contribuir para que o céu continue lindo e limpo como ele era antes.

    Alunos: Igor Sousa,e,Felipe Silva

    ResponderExcluir
  7. São joão do Jaguaribe 19 de abril 2011

    Caro Criador,
    Estou Te escrevendo como inquilino do grande hotel “planeta terra'' acho que a nossa divida ta pra lá de atrasada e com o jeito que agente está tratando-o essa divida só aumenta , Criador se lembra como era o quintal desse hotel que é chamado de amazônia que era tão lindo cheios de animais de tudo quanto é especie, mais depois que agente veio habitar aqui sabe o que agente ver?
    Os peixes morrendo por causa do óleo dizeo que é jogado nos lagos, e o lixo que é trago pras ilhas pelos mares os animais sem saber comem e acaba morrendo.
    Outro dia desses seu Criador eu escrevi uma carta para um lenhador tentando fazer um acordo para que ele reduzisse o numero de cortes de arvores e expliquei que ia ser melhor pra todo mundo
    mais ele não deu a minima para o que eu disse, mais não se preocupe que eu vou continuar escrevendo.
    Oh criador eu não sei como esse povo não aprende um dia desses eu vi uma menina na rua tomando uma latinha de refrigerante, quando ela terminou ela estava em frente uma lata de lixo e não teve coragem de jogar lá,eu não sei mesmo o que esse povo tem na cabeça eu só sei que não é juízo.
    É isso seu lenhador espero que consiga colocar um pouco de juízo na cabeça desse povo antes que eles acabe de vez com nosso hotel.
    Atenciosamente seu inquilino( José Hury 9 ° (B)
    19 de abril de 2011 14:05

    ResponderExcluir
  8. TIA ROSENIR NUNCA MAIS PASSE UMA ATIVIDADE DESSAS.

    ResponderExcluir