terça-feira, 12 de abril de 2011

CARTA AO INQUILINO - PRO - ROSENIR - 9º ANO 'B'

CARTA AO INQUILINO!
SENHOR MORADOR,
Gostaríamos de informar que o contrato de aluguel que acordamos há bilhões de anos atrás está vencendo. Precisamos renová-lo, porém temos que acertar alguns pontos fundamentais:
Você precisa para a conta de energia. Está muito alta! Como você gasta tanto!!!
Antes eu fornecia água em abundância, hoje não dispomos mais desta quantidade. Precisamos negociar o uso sustentável.
Por que alguns na casa comem o suficiente e outros estão morrendo de fome, se o quintal é tão grande? Se cuidar da terra vai ter alimento para todos. Ou será má distribuição?
Você cortou árvores que dão sombra, ar e equilíbrio. O sol está castigando. A sensação de calor aumentou. Você precisa plantá-las novamente!
Todos os bichos e as plantas do imenso jardim devem ser cuidados e preservados.  Procurei alguns animais e não os encontrei. Sei que quando aluguei a casa eles existiam.
Precisam verificar que cores estranhas estão no céu. Não vejo o azul!
Por falar em estranho o que  são aqueles objetos que encontrei pelo caminho, nos rios oceanos, lagos? Quanta sujeira! Isopor, pneus, plásticos, eu lhes dei liberdade de usar o que pudessem, porém com consciência e cuidado. È a sua casa.
Não vi também os peixes que moram nos rios e lagos. Vocês pescaram todos? Se não onde estão?
Bom, é hora de conversamos. Preciso saber se você ainda quer morar aqui. Caso afirmativo, o que você pode fazer para cumprir o contrato?
Gostaria de ter você sempre comigo, mas tudo tem limite.
Você pode mudar?
Aguardo resposta e atitudes que provem esta a capacidade de mudança que sei está em você.
Cordialmente,
O PROPRIETÁRIO.

4 comentários:

  1. São João do Jaguaribe, 19 de Abril de 2011.

    Caro Criador,
    Enquanto a resposta de sua carta, gostaria de dizer que gostaria de continuar a residir em sua casa, pois não tenho aonde morar.

    Bem, falando sobre os defeitos, quero dizer que irei fazer o que puder para cuidar da mesma.

    Plantar mais árvores, gastar menos energia e água, e também cuidar dos animais e do azul do céu, onde quase não existem mais.

    Com Carinho, Islayne.

    ResponderExcluir
  2. São joão do Jaguaribe 17 de abril de 2011.

    Olá meu Pai ...

    O Senhor tem toda a razão sobre uma mudança de atitude, não podemos deixar de cuidar do que o Senhor nos forneceu.
    Temos que criar juiso e pensar duas vezes antes de sujar nossa casa! Nos temos que proteger e não destruir!
    Eu até concordo com o Senhor, eu estou acordando e mim perguntando todas as manhas sobre o céu cinzento, o calor insuportável, o que que está acontecendo? Eu imagino que nossa “burrice” está chegando aos supremos limites!
    Eu gostaria que o Senhor nos desce uma segunda chance antes que seja tarde demais. E se ninguém ligar o Senhor de imediato pode nos despejar.
    A parti de hoje tentarei mudar para que nossa casa cresça, evolua e desenvolva de maneira ecologicamente correta.

    Obrigado pela sua compreensão...

    Mim perdoe, Iarley..

    ResponderExcluir
  3. tia Rosenir a carta que esta no meu nome é do iarley

    ResponderExcluir
  4. São João do Jaguaribe, 06 de abril de 2011.
    Olá eu no futuro...
    Como está a nossa casa, nossa lar nossa terra ai no futuro?
    Você lembra do ano de 2011, onde tinha avisos e pedidos de que o planeta terra sofria? hein?
    Você deve se lembrar! Pois nós tiamos na aquele tempo, grandes pensamentos planos e soluções sobre o perigo da extinção do meio ambiente.
    Eu estou querendo saber se o o que eu fiz aqui surtiu efeito aí no futuro. E se não surtiu efeito? E se o planeta terra não estiver mais azul? Você está fazendo alguma coisa para mudar isso?
    Você lembra dos nossos pensamentos na escola com relação ao meio ambiente? Aquela caminhada super ecológica recolhendo todo lixo nas ruas, tenho certeza que você lembra! E aquela idéia de formar um jornal retratando um futuro fim da natureza.. Tem outras meu eu, mas você somente você terá tomar a iniciativa de por nossas idéias em pratica ai no futuro se estive tudo acabado, mas eu sei que o futuro deve está muito azul, verde e cheio de tudo que é bom, porque você não vai mim desapontar.


    Abraços e beijos....


    Iarley no passado!

    ResponderExcluir